sábado, 4 de julho de 2020

O que causa Melasma

O melasma é conhecido como um distúrbio de pigmento sendo caracterizado por manchas escuras na pele,especialmente no rosto, onde podem variar em intensidade, ocorrendo frequentemente em mulheres duramente alterações hormonais e devido a exposição excessiva ao sol, principalmente.

Normalmente, as manchas apresentam um tom de coloraçãomarrom e em diferenciadas intensidades, além de possuir uma forma irregular,onde elas podem aparecer dos dois lados do rosto e de forma simétrica.

Além disso, tal transtorno é um distúrbio crônico que possui tratamento e prevenção contínuos, pois mesmo ao apresentar uma certa melhora, as manchas sempre podem piorar quando se falta os devidos cuidados coma pele.

Se você quer saber o que é melasma, saiba que esse é o aparecimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto, podendo ocorrer em outras áreas que se encontram expostas ao sol, além de ser bem mais comuns em mulheres. Confira a causa do melasma!

Como ocorre o Melasma?

É muito comum as pessoas quererem saber se o melasma tem cura, mas, infelizmente ele não possui cura. No entanto, como dito acima, existe tratamento para melasma, o qual deve ser sempre contínuo para amenizar as manchas.

Caso você não saiba, a pigmentação da pele é realizada por meio de uma substância conhecida como melanina, a qual é produzida pela célula chamada de melanócito, onde tais estruturas se encontram localizadas em uma camada mais inferior da epiderme, ou seja, em uma parte mais superficial da pele.

Geralmente, a melanina, além de ser a principal responsável de garantir a pigmentação da pele, ela também é capaz de auxiliar na proteção contra os raios solares.

Assim, o melasma acontece quando ocorre uma hiperproliferação do melanócito, onde é produzido mais melanina do que é preciso.

Dessa forma, essa condição acaba formando as manchas e não apresenta qualquer risco para a saúde, no entanto, ela sempre causa um certo incômodo estético.

Principais causas do Melasma

Não existe qualquer conhecimento sobre a verdadeira causa do melasma, em que se sabe somente que surge devido a alta quantidade de melanócitos na pele, em que os principais causadores são o calor e o sol, além de mudanças hormonais. No entanto, existem outros fatores de causa, como:

Exposição excessiva aosol, calor e luz

Normalmente, as radiações ultravioletas e infravermelha seencontram relacionadas no aumento da quantidade de melanócitos que são ativadosna pele.

Assim, essas radiações podem vir do sol e de outras fontes de calor, como fontes luminosas, como até mesmo lâmpadas de ambientes internos e o calor, como o mormaço.

Mudanças hormonais

Uma das principais causas do melasma são as mudanças hormonais das mulheres que se encontram na idade reprodutiva e que fazem a utilização de pílulas anticoncepcionais orais, além de gestantes e mulheres que se encontram na menopausa.

Assim, isso pode ocorrer devido ao fato dos níveis de estrogênio se encontrarem elevados e a produção de melanina ficar aumentada, onde o estrogênio é considerado como sendo um dos principais elementos para o surgimento de manchas, sendo que o sol e o calor são os catalisadores.

Predisposição genética

Segundo alguns estudos atuais, consideram uma predisposição genética na formação do melasma, além de características étnicas que podem ainda ter um papel fundamental em relação a essa condição.

Tratamento para Melasma

Infelizmente o melasma é uma condição que não apresenta cura e, por isso, o tratamento para melasma se encontra mais voltado para o controle e para a prevenção do surgimento de novas manchas.

Dessa forma, os cuidados com as manchas devem ser contínuos, pois isso se trata de uma condição crônica que possui a tendência de piorar caso os cuidados sejam deixados de lado.

Normalmente, o tratamento para melasma pode ser realizado de quatro formas, os quais podem ser:

  1. Prevenção contra o surgimento de novas manchas;
  2. Tratamento com o uso de cremes clareadores;
  3. Tratamentos com peelings;
  4. Tratamentos com lasers.

Portanto, uma das principais formas de prevenção do melasma é evitar a exposição excessiva ao sol e o calor, em que se isso não for possível, você deve então sempre estar protegido contra os raios ultravioletas e infravermelhos e, por isso, é recomendado o uso diário do protetor solar.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em O que causa Melasma

Nenhum comentário:

Postar um comentário