terça-feira, 14 de junho de 2022

Por que o sexo acaba no casamento?

A pergunta que nunca quer calar é por que o sexo acaba no casamento? Para começar, é importante destacar que existem alguns motivos que podem ajudar a obter essa resposta.

Mas, antes de relacionar cada um dos principais motivos, é importante que você se atende a cada um deles dentro da realidade do seu relacionamento. Afinal, nós somos indivíduos e temos justamente a nossa individualidade.

Dito isso, confira no decorrer desse conteúdo alguns motivos que poderão ajudar a encontrar a resposta que você procura. Confira!

Por que o sexo acaba no casamento

O sexo acaba no casamento? Um pouco sobre a energia trocada

Mas, afinal, o que é essa tal de energia trocada e se relaciona com o fato de que por que o sexo acaba no casamento? Vamos lá!

Aqui, é importante explicar que temos a energia feminina e a energia masculina. Mas, isso não tem a ver com o gênero em si ou a orientação sexual. As energias trocadas no casal torna o relacionamento disfuncional, pois há uma despolarização no relacionamento.

Nesse caso, um homem que seja casado com uma mulher que tenha uma energia muito masculina, por exemplo, poderá enfrentar sim problemas. E, isso está ligado não somente à frequência como também ao desejo sexual. O mesmo vale para as mulheres que se relacionem com um parceiro que tenha uma energia muito feminina.

Portanto, é importante saber como abastecer ou equilibrar essas energias – além de entender como é a sua própria energia. Como é essa troca entre vocês?

Nesse artigo eu não falarei profundamente sobre o que são essas energias, porém é importante analisar se o homem está ocupando o lugar da mulher e vice versa

A mudança de fase

Esse também é outro motivo que pode ajudar a entender porque o sexo acaba no casamento. Aqui, eu me refiro à transição que sai da paixão e migra para o amor.

Durante a fase da paixão (que pode durar cerca de dois anos mais ou menos) nós somos submetidos à novidade, ao maior tesão, desejo e por aí vai. Além disso, existe a escassez, já que não passamos o dia a dia com aquela pessoa ou dormimos juntos todas as noites.

Passada essa fase, nossa mente vai se acostumando com aquela parceria e sua presença no geral. Portanto, não há mais aquela grande novidade do começo – mesmo que vocês se empenhem com frequência em sair da rotina (o que é bom).

Naturalmente, na fase do amor, ocorre que temos um menor impulso sexual, bem como diminuição da frequência. Isso sem contar outros momentos e fases, como a chegada dos filhos, a idade e outros. Tudo isso impacta na nossa necessidade e a forma como enxergamos o prazer.

Além disso, aqui cabe um cuidado: a cobrança em querer resgatar aquela parceria do começo do relacionamento. Eu já adianto que isso não é possível. Aliás, isso só existe em casais que lidam com a realidade de uma forma até mesmo infantilizada. Afinal, relação implica em amadurecimento e crescimento.

Por isso, respeitem a fase de vocês e procurem se questionar no que é possível fazer diferença nesse momento da vida a dois. Isso vai permitir que o desejo sexual acompanhe cada momento da relação.

O silêncio sexual

Outro grande motivador que ajuda a entender como o sexo acaba no casamento é o famoso silêncio sexual. Ou seja, aquilo que não é expressado, principalmente quando pensamos sobre as mudanças de fases que falamos anteriormente. Portanto, não dialogar sobre o sexo sobre as mudanças.

Mas, mais do que falar, é importante também ouvir com a premissa do acolhimento. Julgar as mudanças ou o que o outro entende como interessante no sexo atualmente é um desmotivador sempre.

Eu sempre me refiro que os casais buscam por uma vida sexual satisfatória e com prazer, mas são poucos que conversam sobre e se empenham para um diálogo assertivo sobre o que podem inserir ou tirar da relação que a fará ser ainda melhor.

A maioria dos casais simplesmente esperar o milagre acontecer, e isso é completamente ilusório. Um dos maiores segredos de um casal feliz é a conversa franca, aberta e sem julgamentos.

terapia de casal debora martins

A menopausa

Não poderia faltar esse tópico quando pensamos sobre como o sexo pode ser afetado dentro de um casamento, não é mesmo? Esse período é bastante conturbado para as mulheres.

O fato é que nesse período é natural que mulheres sintam zero vontade de ter relações sexuais. Mas, isso não é algo sem solução e nem mesmo o fim do mundo. E vale buscar todos os recursos atuais: desde médicos, até modulação hormonal, medicamentos e tantos outros caminhos.

Por isso, é fundamental que a mulher faça com frequência exames hormonais e mantenha a rotina de consultas com o seu médico. Aliás, isso também vale para os homens – vá ao urologista e procure saber como estão seus níveis hormonais também!

E se for confirmado que o problema não é um problema fisiológico, aí sim é interessante buscar a terapia sexual online.

Problemas sexuais de um dos parceiros

É muito importante dizer que a falta de sexo no casamento também se dá por algum problema sexual que o casal enfrenta, isso porque frente aos transtornos sexuais, o casal começa enfrentar frustração repetidas vezes, e, essa frustração vai diminuindo o desejo, o que resulta na falta de sexo no casamento.

Entre as queixas mais comuns relacionados aos transtornos sexuais são:

Se você está em um relacionamento e percebe que esses itens acima pode estar afetando a frequência sexual em seu relacionamento, o indicado para o seu caso é uma terapia sexual que pode ser feita inclusive na modalidade online individual.

O estresse com familiares

Sim, acredite! Esse pode ser um forte indicio para entender como o sexo acaba no casamento. Aqui, na verdade, podemos incluir não apenas familiares como compromissos dentro e fora de casa. Sabe aqueles problemas com filhos, cunhados, sogros, boletos e tantos outros?

Eis que você deve se perguntar: será que esse não é um grande motivador do estresse entre vocês? O fato é que todas as vezes que nos encontramos estressados é natural a diminuição do desejo. Até porque, para sentirmos prazer e desejo precisamos de energia física e mental – e sexo demanda energia!

E é bem comum nos relacionamentos, há uma grande carga negativa emocional quando se remete a estresse com familiares. Por isso é sempre bom avaliar e analisar se isso está acontecendo em seu relacionamento e como resolver, com a finalidade de conseguir mais energia para a relação a dois.

Inclusive, em terapia de casal aqui no consultório, seja no atendimento presencial ou online, esse é um dos temas mais abordados que geram estresse no casamento.

terapia sexual online

O comodismo da relação e a falta de erotismo

Ocorre que boa parte dos casais acaba deixando de investir em um ponto muito importante: a erotização da relação. Vale lembrar que a erotização é tudo o que acontece para o sexo, mas antes dele acontecer.

Um erro comum é restringir o sexo na cama e pronto! Mas, eu sempre gosto de lembrar que o sexo acontece também durante o dia. Por isso, é interessante pensar em ser um casal realmente erótico, ou seja, ambos devem e precisam demonstrar desejo sempre que houver oportunidade. A boa e velha troca!

Inclusive, se você não consegue experimentar essa troca e pensar na erotização de uma forma natural, pode ser interessante buscar uma terapia sexual que lhe ajude a contornar esse bloqueio.

E, para exemplificar melhor, algumas ações simples podem ajudar nessa erotização, como:

  • Um banho juntos;
  • Mensagens picantes;
  • Assistir filmes eróticos juntos;
  • Ler contos eróticos;
  • Abraços e beijos fora do horário;
  • E outras ações que vocês gostem de fazer juntos!

Falta de acordo sexual

Mas, como assim? Bom, não há uma regra universal aqui, mas é algo que compete para cada casal.

Mas, eu posso trazer alguns aspectos que sempre fazem sentido, como:

  • As duas partes têm que ter prazer;
  • Ambos precisam de conforto;
  • Paz! Ambos precisam estar em paz com cada acordo que fizerem!

Leia mais sobre Como abordar as queixas sexuais em consultório.

Como sexóloga e terapeuta de casal, encontrar um ponto que faça sentido no acordo dentro do casamento é fundamental para que casal se sinta feliz e satisfeito em compartilhar uma vida juntos. e, esses três itens acima são de grande importância no processo de satisfação a dois, tudo trabalhado em terapia de casal.

Mais do que entender sobre como o sexo acaba no casamento, é preciso se atentar a todos os motivos que eu citei no decorrer desse conteúdo. Certamente, muitas pessoas irão se identificar com boa parte deles e, o crucial, é enfrentar a solução e trilhar o caminho para a mudança!

O post Por que o sexo acaba no casamento? apareceu primeiro em Débora Martins.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em Por que o sexo acaba no casamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário