sexta-feira, 10 de junho de 2022

Omero Neto Estreia Coluna Com Artigo ‘Sergipe Volta A Ser O País Do Forró’

‘Sergipe volta a ser o ‘País do Forró’, por Omero Neto

Após dois anos com as recessões provocadas pela pandemia da covid-19, Sergipe já sente o cheio dos festejos juninos. Em 2022, como forma de celebração, o arrasta-pé começou mais cedo com eventos como Arraiá Seo Inácio, Forró das Antigas e Forrozão, além das programações ofertadas pelas prefeitura dos municípios.

omero

As festas mais esperadas são: Festa do Caminhão e do Caminhoneiro (Itabaiana), São João da Paz (Areia Branca), São João da Cidade (Esância), São João da Barra, Festa do Catete (Rosário do Catete), São Pedro de Capela e de Nossa Senhora do Socorro. As grandes expectativas são os retornos dos maiores arraiás da capital: Forró Caju e Arraiá do Povo.

Uma das novidades do ano é o São João na Praça, evento que abrirá os festejos e é uma parceria da gestão municipal com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe, a Fecomércio. Para tanto, os admiradores do mundo do forró já podem anotar na agenda: até a 23 de junho terá festa na praça General Valadão, localizada no Centro da capital.

A programação reunirá mais de 40 atrações, desde shows com artistas locais, trios pé de serra, apresentações de quadrilhas, grupos de cultura popular e barracas de comida típica.

Após dois anos sem as cores e brilhos das quadrilhas juninas, Sergipe volta a ser o ‘País do Forró. Vamos comemorar, celebrar e nos confraternizar mas com sabedoria, hein? Nada de exageros na bebida! Confusão ? nem pensar! Vamos aproveitar as comidas típicas e os artistas forrozeiros que mandam bem e estão felizes em retornar aos palcos…

E vamos nos divertir juntos no clima das rimas do saudoso Rogéri: “Sergipe é o país do forró, tem moça bonita que só. Quando chega o mês de junho na rua de São João, o forró vai começar, laia laia’.

Nascido na cidade de Estância, o forrozeiro não imaginava que quando escrevesse essas letras, sua canção se tornaria o selo extraoficial do mês junino no estado de Sergipe.

Lugar da trindade do forró, com a sanfona, zabumba e triângulo, o ciclo junino no calendário sergipano é, indiscutivelmente, o período do ano mais esperado pelos sergipanos e nordestinos. Mês em que celebram as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, esta é uma época marcada pelas crenças, superstições e brincadeiras; tais como quadrilhas, pau de sebo, quebra-pote, guerra de espadas e entre tantas outras.

Na gastronomia, as comemorações proporcionam um banquete típico para o momento, com a presença dos famosos pratos como milho, o quentão e o fubá. Ah, o mês de junho é ‘‘bão demás’’!

Esse artigo apareceu primeiro em A Folha HojeOmero Neto Estreia Coluna Com Artigo ‘Sergipe Volta A Ser O País Do Forró’

Nenhum comentário:

Postar um comentário