quarta-feira, 29 de junho de 2022

7 sinais de um relacionamento abusivo

Será que o seu relacionamento pode ser considerado um relacionamento abusivo ou saudável? Alguns sinais podem ajudar a entender essa questão.

De fato esse é um tema bastante delicado, mas é fundamental falar sobre isso sempre. Afinal, quanto mais difundirmos essa discussão, maior será a quantidade de pessoas que poderá sair desse tipo de situação!

Para isso, é muito importante que possamos abrir o leque de aspectos envolvidos. Até porque o meu foco aqui não é apenas falar de abusos no relacionamento praticados contra as mulheres ou homens. Minha pretensão é abordar esse tema em toda a sua esfera, seja no casamento, no ambiente familiar ou até mesmo no vínculo social e profissional.

relacionamento abusivo

Além disso, todos os sinais que eu vou mencionar no decorrer desse conteúdo se encaixam em diferentes cenários. Isso porque, uma pessoa que apresenta um comportamento abusivo (abusador) se mostra dessa forma em diferentes locais.

Logicamente, essa pessoa pode mudar um pouco suas abordagens dependendo do ambiente, ou seja, o grau de abuso, mas os sinais estão sempre presentes de qualquer forma.

Vale ressaltar que todos os tópicos que eu cito aqui vem com base nos relatos em meu consultório e estudos feitos com diversos psicoterapeutas. Como sexóloga e terapeuta de casal, todos esses sinais indicam se o relacionamento é abusivo ou não e o grau.

O primeiro sinal de um relacionamento abusivo é o controle absoluto

Um dos principais sinais de um relacionamento abusivo consiste no controle absoluto. Aliás, em alguns casos, o ciúme também pode ser associado a esse sinal.

Mas, o que determina o controle absoluto, afinal? Alguns exemplos são: olhar o celular, exigir senhas particulares de aplicativos, investigar mensagens ou e-mails e tantos outros. Aliás, isso tende a acontecer mesmo que a outra pessoa sequer perceba (o que também é bastante grave).

Em resumo, é uma enorme invasão da privacidade! Além disso, esse tipo de controle pode até restringir a liberdade de ir e vir da outra pessoa. Abusadores com esse métodos podem, por exemplo, buscar a pessoa no trabalho sem necessidade – apenas pelo intuito do controle mesmo.

Por isso, aqui vale analisar o seguinte: como é o controle no seu relacionamento? Você se sente invadido(a) o tempo todo?

Leia mais sobre Ciúmes incontrolável que muitos vivem no relacionamento, Clique aqui!

Palavras ofensivas também podem ser um indicativo de abuso

Um segundo indicativo de um relacionamento abusivo são as palavras ofensivas como, por exemplo: “você é burro (a)!”; “você é feio (a)”; “você é incapaz!” – ou seja, tudo o que ofende mesmo que seja por motivos relativamente pequenos ou até mesmo que sequer existam.

Mesmo que você entenda que tenha feito algo errado ou que aceite que é uma pessoa feia ou incapaz em algumas coisas – não importa. Vale lembrar que todos nós temos dificuldades, podemos ser ignorantes em alguns momentos ou até mesmo feios em determinados pontos de vista e por aí vai.

Só que isso não justifica, de forma alguma, que alguém tenha o direito de usar palavras ofensivas contra você ou qualquer outra pessoa. E, essa análise vale em qualquer ambiente, seja ele social, familiar, amoroso ou profissional.

Quando eu atendo os casais em terapia sexual online ou presencial, eu presencio, em alguns casos, uma linguagem abusiva que se dá principalmente pelas ofensas vindas de palavras.

terapia sexual online

Proibir amizades também pode ser considerado um abuso

Um típico sinal de relacionamento abusivo! Se a sua parceria não quer que você tenha amizades, isso é um sinal importante. E, esse sinal também vale para outras relações, como familiar ou amizades.

Quando alguém tenta impedir que a outra pessoa vá até a casa de amigos ou até mesmo familiares, é um alerta. Assim como impedir a vida social do outro e querer que essa pessoa tenha disponibilidade exclusiva.

A proibição na vida social e amizades acontece por que o abusador tem medo de ser pego por alguém e que algo saia do seu controle. Por isso ter pessoas por perto é sempre um sinal de ameaça para o abusador e possível livramento para a vítima do abuso.

Todos os sinais que eu estou falando aqui são importantes. Alguns são maia acentuados e outros não, porém avaliar cada ponto com cuidado é de extrema importãncia.

A agressividade também é um alerta

Para falar desse sinal, eu não me refiro apenas à agressividade física em si, mas também em como essa é uma condição crescente. Primeiro, é comum que a agressividade comece de maneira verbal e também com outras demonstrações como, por exemplo, quebrar coisas, bater portas, etc. Chegar em uma agressão física aqui depende de muito pouco.

E, por mais que esse “abusador” não chegue a agredir fisicamente, o simples fato de ela quebrar itens por raiva e descontrole, bater porta, arremessar coisas no chão e outros, tem um só objetivo: oprimir.

Essa opressão causa na vítima do abuso medo, ansiedade generalizada, crise de pânico e depressão.

Agressividade no relacionamento nunca é algo saudável, por isso, ao menor sinal de agressão, procure ajuda profissional.

É importante também avaliar se a agressividade afeta a vida sexual, seja pela falta de sexo no relacionamento ou por uma agressividade que remete a abuso sexual. Sim, abuso sexual também acontece nos casamentos.

O hábito de desqualificar a outra pessoa

A ideia do abusador aqui é fazer com que a outra pessoa se sinta um nada, ou seja, tentar desqualificar sempre que tem a oportunidade. Por mais que você coloque uma roupa bonita, ela irá dizer que está horrível. Outro exemplo é quando você faz algo certo e ela faz questão de dizer que não era nada além da sua obrigação.

Então, por mais que as suas ações sejam positivas, essa pessoa sempre busca uma forma te desqualificar. E mais: ainda inibe que você possa experimentar o lado positivo de suas conquistas.

É importante saber que somos seres humanos, e como tal, vamos errar em vários aspectos, mas a ideia aqui da desqualificação não é essa. A desqualificação nesse caso é com a intenção de ofender e fazer com que a parceria não tenha força para ser a sua melhor versão.

Impedir o seu crescimento

Pessoas que contribuem para um relacionamento abusivo impedem o nosso desenvolvimento. E, aqui cabem vários exemplos:

  • Você quer estudar e ela não deixa ou simplesmente coloca uma série de empecilhos;
  • Você quer trabalhar, mas ela sempre te impede de alguma maneira;
  • Você sonha em empreender, mas ela o tempo todo diz que não vai dar certo;
  • A cada desejo de mudança e melhoria de sua parte, ela sempre te coloca para baixo, dizendo que você não e capaz de fazer tal coisa.

O fato é que esse “abusador” vai tentar usar tudo o que puder, inclusive a desqualificação para minar seus projetos. Isso acontece porque, no fundo, ela usa outros sinais que eu citei anteriormente, ou seja, controlar, não querer que você tenha amizades, ser ofensiva e também até mesmo agressiva.

Vale lembrar que um relacionamento saudável é formado por pessoas que se apoiam, que contribuem para o crescimento e que, principalmente, caminham juntas.

Quando você começa a perder sua própria personalidade

Outro forte sinal de um relacionamento abusivo se dá quando você já não consegue mais se enxergar dentro dos seus sonhos, projetos e outros. Depois de tantas críticas, desvalorizações e impedimentos, é natural que quem vivencia esse tipo de relação entre em conflito sobre “quem é de verdade”.

terapia de casal debora martins

Nesse caso, eu faço algumas perguntas importantes: você sabe quem você é nesse relacionamento? Você sabe do que gosta? A maneira que você sorri é a forma que a outra pessoa permite? Você faz as coisas que realmente gosta, como dançar ou do seu estilo de roupa, amizades, trabalho e por aí vai?

O risco aqui é a pessoa ir se ‘podando’ de tal forma que a sua percepção pessoal sobre a vida acaba sendo moldada pelo outro.

Caso você identifique que você vive em um relacionamento abusivo, não hesite em buscar ajuda! Busque pessoas de sua confiança, como amigos, familiares ou um psicoterapeuta que possa te apoiar a sair dessa situação. E, lembre-se: você merece  muito mais do que isso! Merece ser feliz! combinado?

O post 7 sinais de um relacionamento abusivo apareceu primeiro em Débora Martins.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em 7 sinais de um relacionamento abusivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário