A impotência sexual é um problema enfrentado exclusivamente pelos homens, no qual não há uma ereção do órgão genital, impossibilitando assim a penetração e a perpetuação do ato sexual.
Essa “falha” pode causar muita frustração para ambas as partes, e pode acarretar em problemas de autoestima, estresse, ansiedade e inclusive depressão.
Existe tratamento e muitos homens conseguem recobrar as suas vidas sexualmente ativas.
Ao contrário do que muitos pensam a impotência sexual pode afetar homens jovens principalmente após a puberdade. O comum é que ocorra em homens entre cinquenta e oitenta anos, devido a diminuição da circulação na área pélvica.
Vários fatores podem acarretar a impotência sexual, por isso a informação e a procura por um médico especialista são importantes, até por que em alguns casos a disfunção sexual pode ser um sintoma de um problema maior.
Nesse artigo vamos abordar vários aspectos em torno da impotência sexual causa, impotência sexual sintomas e a impotência sexual tratamentos. Confira a matéria até o fim!
IMPOTÊNCIA SEXUAL – O QUE É?
A impotência sexual pode ser chamada também de disfunção erétil, e se caracteriza na impossibilidade do homem em manter o pênis ereto por tempo suficiente para acontecer uma relação sexual prazerosa, podendo por vezes ficar parcialmente com ereção ou em alguns casos não acontecer de nenhum modo a ereção.
A impotência sexual também tem correlação com a falta da libido, de orgasmo e a ejaculação precoce ou a retardada. Por isso o termo usado hoje na literatura é disfunção erétil.
No Brasil são afetados por esse problema mais de 10 milhões de homens, onde os afetados são aqueles que estão acima dos dezoito anos, alcançando a média de cinquenta e dois porcento da população masculina brasileira. Desses que possuem alguma disfunção erétil 25% mostram uma impotência moderada, enquanto 17% mostram uma disfunção mínima da ereção, e 10% são os casos mais graves.
Lembrando que a falta de ereção é cabível a qualquer homem em algum momento da sua vida, porém, o que é caracterizado como impotência sexual são aqueles que apresentam essa impossibilidade em mais da metade das vezes em que tentou ter uma relação sexual.
Nesse texto iremos nos ater somente a impotência sexual em termos da disfunção erétil.
IMPOTÊNCIA SEXUAL CAUSAS
A impotência sexual causas são normalmente ligadas a quadros emocionais, no qual ela pode ser passageira ou não. Em ambos os casos é necessário a orientação médica.
Especialistas afirma que a impotência sexual causas são em média 70% das vezes por fatores psicológicos, causados por traumas ou baques emocionais fortes, assim como a perda da autoestima, confiança e quadros de depressão, ansiedade e picos costumeiros de estresse.
Já nos outros trinta porcento dos casos são devidos a disfunções orgânicas causadas por problemas vasculares e arteriais, desregulação hormonal, e pode ser motivada por anomalias no pênis, como por exemplo, a doença de Peyronie.
Além disso alguns maus hábitos e fatores podem influenciar para que aconteça a disfunção erétil. Vamos citar alguns abaixo:
- Alcoolismo;
- Tabagismo;
- Consumo exagerado de medicamentos;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Exposição a situações de estresse;
Assim como fatores de risco para pessoas com:
- Hipertensão;
- Problemas circulatórios;
- Diabetes;
- Parkinson;
- Alzheimer;
- Insuficiência renal;
CIGARRO E A IMPOTÊNCIA SEXUAL
Todos já vimos no verso das embalagens de cigarros avisos sobre os males que o consumo de cigarro causa nos usuários, e um deles é a impotência sexual.
Um estudo em São Paulo comprova os dados no qual confirma que ele é prejudicial e deve ser evitado principalmente por aqueles que já apresentam essa condição. Doze homens que apresentavam algum problema de disfunção erétil foram testados, todos eram fumantes, e neles foi adicionando um medicamento capaz de causar ereção. O grau de ereção causado pelo remédio foi satisfatório chegando a cento e cinco graus.
O mesmo teste foi reaplicado, porém, antes do teste eles fumaram dois cigarros, e o resultado foi totalmente diferente. Onde na primeira vez eles tiveram um ângulo acima de cem, nesse caso, após consumir dois cigarros o ângulo médio alcançado por esses indivíduos foi de sessenta graus. Comprovando assim, que o cigarro é responsável pela disfunção erétil.
IMPOTÊNCIA SEXUAL CAUSA EMOCIONAL
Como dito anteriormente, 70% dos casos da impotência sexual causa é marcado por questões emocionais, isso por que o ato sexual está interligado com o emocional. Assim como o fator excitação. Para a análise das causas da disfunção é necessário analisar o psicológico do indivíduo.
Podemos pensar no seguinte cenário, no momento do ato sexual você recebe uma má noticia, dificilmente a ereção continuará. Isso por que o emocional foi afetado. Ou o indivíduo leva um susto, cancelando a ereção por consequência de uma ação em que o cérebro envia outro tipo de neurotransmissor, que seria a adrenalina.
O mesmo ocorre quando o homem passa por momentos de muito estresse, onde o sangue estará repleto de cortisol bloqueando, assim, a dopamina.
IMPOTÊNCIA SEXUAL SINTOMAS
Impotência sexual sintomas são os mais variados, isso por que muitos fatores podem desencadear a impotência sexual.
Confira abaixo impotência sexual sintomas:
- O indivíduo apresenta dificuldades para conseguir ou até mesmo manter uma ereção. Por vezes a ereção que acontece não é tão rígida, muitas vezes ela se apresenta mais flácida;
- O tamanho do pênis é diminuído e pode haver a contração do saco escrotal, podendo ter atrofia;
- O pênis pode ter resistência em ficar firme em determinadas posições sexuais;
- Os pelos do corpo masculino diminuem;
- Redução das ereções naturais noturnas;
- Ocorre a ejaculação em tempo mais curto que o habitual;
- Surgimento de doenças que causam a má circulação levando ao inchaço noturno das pernas, pés e genitália.
IMPOTÊNCIA SEXUAL TRATAMENTO
Impotência sexual tratamento varia das suas causas, assim, o diagnóstico feito por um especialista é apropriado para iniciar medidas remediadoras para melhorar a sua saúde.
O diagnóstico da impotência sexual é feito através de procedimentos clínicos, conversas com o paciente. Para casos mais complicados um exame chamado ecodoppler peniano é realizado, a fim de averiguar o estado do fluxo arterial da região cavernosa peniana.
Exames de sangue para analisar os níveis de glicose no sangue, triglicerídeos, colesterol e outros fatores podem ser pedidos. Esses exames ajudam na precisão das causas da disfunção erétil, levando a um tratamento mais funcional.
QUER SE LIVRAR DA IMPOTÊNCIA SEXUAL? CONHEÇA AGORA POWER BLUE!
Impotência sexual tratamentos mais recomendados pelos médicos especialistas:
- Podem ser usados o uso de medicamento via oral, no qual ele funciona aumentando o fluxo de sangue para a genitália, além de conseguir melhorar os espaçamentos dos vasos e artérias. A medicação é o tratamento mais comum após o diagnóstico;
- Em casos onde a medicação não proporciona o resultado desejado, pode haver adição das injeções penianas. Antes da relação sexual, cerca de minutos pode ser visto a ereção que pode durar de uma hora a uma hora e meia. A injeção pode ser usada pelo próprio paciente e é aplicada diretamente no pênis. Ela não causa tanta dor como se imagina;
- Para casos mais graves a prótese peniana pode ser feita, no qual permite que o homem possa manter o funcionamento do pênis normalmente. É adicionado uma bolsa com líquido e uma bolinha dentro dos vasos cavernosos. Assim, quando o pênis fica ereto a bolinha permite a entrada do líquido deixando em posição ereta e própria para a penetração, quando o pênis é posto de lado o líquido e escorrido e volta a posição de flacidez. O procedimento cirúrgico é rápido e o tempo de internação é curto, porém não deve haver o uso da prótese em um período de um mês depois da aplicação da cirurgia;
- Outra forma de tratar a impotência sexual pode ser o com auxílio de psicólogos e terapeutas. Assim o homem é capaz de recobrar a sua autoestima e confiança sexual, além de aprender a lidar com certas problemáticas da sua vida pessoal. Em alguns casos pode ser recomendado terapia de casais;
Alguns outros fatores podem ser levados em consideração e adicionados à impotência sexual tratamento como a prática de exercícios físicos, uma reeducação alimentar adicionando refeições mais saudáveis. Assim como práticas de meditação e outras formas de relaxar, a adição de lazer na sua rotina pode ser recomendada.
Há alguns tratamentos com chás e plantas medicinais, apesar de não ter um resultado comprovado pela medicina, pode haver uma mudança e até melhoria no quadro da disfunção erétil. Por absorver substâncias que aumentam a libido e favorecem uma boa circulação;
Porém esse tipo de tratamento nunca substitui o indicado pelo médico!
IMPOTÊNCIA SEXUAL E A VIDA DO HOMEM
Quando falamos de sexo em geral é um assunto muito delicado e íntimo, e para a grande maioria dos homens isso pode ser atenuado devido a fatores sociais e tabus impostos socialmente. Por isso, muitos se abstém a procurar um médico e aos tratamentos.
E esses é um dos maiores problemas, pois a impotência sexual pode ser somente um sintoma de algo mais grave. Buscar ajuda médica e ter o acompanhamento da parceira (o) é indiscutivelmente, mais funcional que esconder por vergonha e preconceito.
Perpetuar o sofrimento por conta da impotência sexual é escolha de cada um, pois há tratamento e há cura. A ignorância é a maior inimiga da saúde, por isso, caso conheça ou tenha alguns dos sintomas descritos mais acima no texto, deve buscar ajuda médica.
Esse Artigo Apareceu Primeiro em 🥇 IMPOTÊNCIA SEXUAL – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário